ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 128-1


Poster (Painel)
128-1ANTAGONISMO DE ISOLADOS DE Trichoderma spp. ENDÓFITOS DE Piper marginatum FRENTE A Colletotrichum spp. PATÓGENO DA MANGUEIRA( Manguifera indica L.)
Autores:MOURA, V.S. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; COSTA NETO, P.Q. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; LIMA, N.S.M. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; VERÁS, S.M. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; LOBO, L.L.B. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; COELHO, K.W.S.A. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; PEREIRA, J.O. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

A antracnose da mangueira causada pelo fungo do gênero Colletotrichum spp., provoca lesões nos frutos e nas folhas que beneficiam a infestação de fungos oportunistas e insetos. O gênero Trichoderma possui potencial de biocontrole comprovado frente a determinadas doenças fúngicas de plantas. O objetivo do trabalho foi avaliar in vitro a capacidade antagônica de isolados de Trichoderma spp. frente ao Colletotrichum spp. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Princípios Bioativos de Origem Microbiana/FCA/UFAM. A metodologia utilizada foi por meio da técnica do cultivo pareado das espécies de Trichoderma versus Colletotrichum, que foram colocadas opostamente em placas de Petri contendo o meio Batata Dextrose Ágar (BDA). Após sete dias foi feita a medição do crescimento micelial do patógeno e foram atribuídas notas conforme a escala de Bell, que atribuí notas de 1 a 5. O delineamento foi inteiramente casualizado com 15 tratamentos e três repetições e uma testemunha, sendo a testemunha constituída por uma placa de Petri com um disco de 5 mm de diâmetro do patógeno. Os dados originais do crescimento micelial de Colletotrichum spp. foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas através do teste de Tukey 5%. Com base na escala utilizada os isolados apresentaram eficiência no controle do fitopatógeno, sendo o isolado P5c (notas 1) o mais eficiente com 57,67% de inibição, seguido do P11b com 54,11%. O isolado P9e e P5e (nota 2) obtiveram um bom controle ambos com 52,82% e 52,23%, com crescimento de pelo menos de 2/3 do Trichoderma na superfície do meio. O tratamento P11d (nota 3) apresentou menor eficiência comparada aos isolados anteriores com 50,58%. O menor tratamento P4b (nota 3) obteve 45,52% de inibição, ocupando metade da superfície do meio. Esses resultados demonstram que os isolados de Trichoderma utilizados, apresentaram eficiência na redução do crescimento micelial do patógeno Colletotricum spp. e com isso mostrando um considerável potencial antagônico e possível agente de biocontrole para a antracnose na mangueira.


Palavras-chave:  antracnose, controle microbiológio, inibição